O rádio,
inventado por Thomas Edison, conseguia levar a casa de todas as pessoas uma
nova forma de transmitir informações, que foi capaz de se tornar uma
alternativa de comunicação, principalmente se comparado ao meio impresso.
Havia,
entretanto, grande necessidade e ânsia do povo por novos canais. As indústrias
e o comércio começavam a verificar a necessidade de seu produto ser divulgado
no rádio. Entretanto, inicialmente o número de ouvintes era pequeno e não havia
um número suficiente de emissoras para suprir um número maior de ouvintes, que
viesse a aparecer.
Nessa época, o
Rádio estava longe de exercer qualquer papel de cunho didático ou educativo.
Essa visão do uso do Rádio como meio de difusão da educação, surgiu através de
projetos ligados ao Rádio e à TV, geralmente, num trabalho em conjunto. A
tentativa era fazer com que os dois meios, efetivamente, fosse capaz de vencer
as distâncias territoriais do Brasil e exercessem um papel educativo, de
ensino-aprendizagem.
Atualmente, a
Fundação Roberto Marinho, com o apoio a Federação Nacional das Indústrias,
levam ao ar o Telecurso 2000, um projeto de educação que oferece a jovens
trabalhadores a oportunidade de retornarem à escola e concluírem o Ensino Médio,
além de fazerem um curso profissionalizante. O programa é voltado para jovens
trabalhadores de 15 a 30 anos e trabalha também com a reciclagem de
professores. Funciona seguindo cenas quotidianas como base para as aulas, e com
uma linguagem cotidiana para o trabalhador se sentir mais motivado.
O Ministério da
Educação implantou também o Projeto TV Escola, que tem por objetivo principal
formar, capacitar e valorizar os professores, na tentativa de melhorar
consideravelmente a qualidade de ensino nas escolas públicas de todo o País. É
uma nova tentativa de se utilizar os meios de comunicação a serviço da
Educação.
Ao que se sabe,
Jornal, Rádio e Televisão começam a se apresentar como eficazes meios a serem
usados no processo educacional. Do ponto de vista da educação, porém, o
computador, via internet, abre caminho para a união do texto, do áudio e da
imagem, com a possibilidade de interação em tempo real. Assim, não se sabe qual
papel poderá ser desempenhado pelos outros meios de comunicação de massa.
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